
O Google implementou mudanças nos resultados de busca para se adequar às regras da União Europeia (UE) [1]. Essas mudanças visam restringir o poder das grandes empresas de tecnologia, como o Google, Amazon, Apple, Microsoft, Meta e ByteDance, proprietária do TikTok, que são consideradas “gatekeepers” e controlam o acesso de milhões de usuários e empresas às suas plataformas [1].
Principais mudanças implementadas pelo Google:
- Destaque para sites de comparação: O Google ajustou os resultados de sua busca online para dar mais destaque a sites de comparação, em conformidade com a Lei dos Mercados Digitais da UE [3]. Isso inclui a apresentação de unidades dedicadas com links para sites de comparação e atalhos de consulta na parte superior da página de pesquisa [3].
- Consentimento do usuário: O Google passará a solicitar o consentimento dos usuários para compartilhar seus dados entre os produtos e serviços da empresa [1].
- Pagamentos alternativos: Os desenvolvedores de aplicativos poderão utilizar sistemas de pagamento alternativos, além do faturamento do Google Play [1].
- Promoção de produtos: Um novo programa permitirá que os desenvolvedores de aplicativos conduzam diretamente os usuários europeus para fora do aplicativo, a fim de promover seus produtos [1].
- Portabilidade de dados: O Google lançará um software de portabilidade de dados na Europa, facilitando a transferência de dados de usuários para aplicativos ou serviços de terceiros [1].
Essas mudanças foram anunciadas pelo Google em janeiro e foram ajustadas com base no feedback de órgãos de defesa da concorrência da UE, usuários e desenvolvedores de aplicativos [1].
Essas alterações têm como objetivo cumprir a Lei de Mercados Digitais da UE, que entrará em vigor a partir de 7 de março [1]. A lei exige que as grandes empresas de tecnologia tratem os serviços e produtos rivais da mesma forma que tratam os seus próprios ao classificá-los nos resultados de busca [3]. Além disso, a lei também exige que os usuários comerciais tenham acesso aos dados que geram ao utilizar a plataforma do Google [3].